A postura ideal é importante na prevenção de problemas ortopédicos, inclusive para melhorar a qualidade de vida e evitar dor nas costas, lesões na coluna, diminuir gordura localizada e ainda aumentar a autoestima.
Além disso, a postura ideal evita problemas graves de saúde, como por exemplo hérnia de disco, escoliose e dificuldade respiratória.
Na maioria das vezes, uma postura ruim é decorrente de pequenos hábitos diários que muitas vezes não são valorizados devidamente. No entanto, por meio de dedicação e mudança de atitudes consistentes ao longo do tempo, é possível fazer uma grande diferença.
Confira algumas dicas para manter a postura ideal e prevenir problemas ortopédicos:
- Se trabalhar sentado, evite ficar com o tronco inclinado para frente. Encoste totalmente as costas na cadeira e mantenha os dois pés apoiados no chão. Desta forma, a distribuição das pressões sobre os discos intervertebrais e os ligamentos, são corretas evitando o desgaste da coluna.
- A hora de dormir também é importante e influencia na saúde ortopédica. A melhor maneira de proteger sua coluna é dormindo de lado e usando dois travesseiros (um baixo para apoiar a cabeça e outro entre as pernas para adequar a altura do quadril).
- Apoie o peso do corpo nos dois pés, isso é fundamental para evitar a postura errada. Desta forma o peso do corpo fica distribuído igualmente e não há compensações com a coluna, por exemplo.
- Evite carregar bolsas pesadas em um ombro. Isso pode levar a alterações na coluna, pois o peso da bolsa faz com que haja um desequilíbrio do corpo, empurrando o ombro e o quadril para baixo.
- Pratique exercícios físicos, pois é fundamental para fortalecer os músculos das costas e do abdômen e, como consequência, manter a postura correta acaba sendo mais fácil.
- Alongamentos do corpo também são essenciais para aumentar a amplitude de movimentos do corpo, relaxar os músculos e aliviar as tensões. Além disso, é importante, antes de começar alguma atividade física, fazer alongamentos, como forma de aquecimento do corpo.
Enfim, para todas as atividades que fizer ao longo do dia, preste atenção à sua postura. Seja no carro, no trabalho, na fila do banco e até ao dormir. Lembre-se sempre de tomar cuidado agora para prevenir algum problema sério no futuro.
Benefícios de manter a postura ideal
A postura ideal traz benefícios para o corpo todo. Veja abaixo alguns deles:
- Diminui ou elimina, dores nos joelhos, cintura, coluna e dores musculares;
- Diminui problemas digestivos, pois o intestino fica descomprimido;
- Melhora a aparência física, mais saudável, elegante e esbelto;
- Melhora a saúde dos pulmões, pois recebem maior oxigenação;
- Melhora a qualidade de vida.
Consequências da má postura
A má postura acarreta má consequências para a saúde, estando associada à falta de equilíbrio entre as estruturas e sustentação. A coluna vertebral, que desempenha um papel central nessa estrutura, funciona como o eixo do corpo humano. As consequências não são apenas estéticas, mas também podem causar problemas físicos que prejudicam a qualidade de vida.
Abaixo selecionamos algumas consequências causadas pela postura incorreta:
- Dor de cabeça: a má postura não causa só dor nas costas, mas é uma das maiores causas de dor de cabeça. Por ficar com a cabeça baixa, a tensão é colocada nos músculos posteriores do pescoço, sobrecarregando os músculos e causando dor de cabeça.
- Problemas de sono: se o sistema muscular não estiver alinhado da maneira correta, não conseguimos relaxar por completo.
- Dores nos pés: o desalinhamento provocado pela má postura afeta também os pés.
- Fadiga: quando se tem uma má postura, o corpo precisa trabalhar mais para mantê-lo em pé, por isso pode acontecer de se sentir cansaço.
- Outros problemas graves que podem surgir por conta da má postura são: DORT (doença relacionada ao trabalho), hérnia de disco, escoliose, lordose, cifose e outros desvios na coluna.
Agora que você está ciente dos danos que a má postura pode causar a saúde, é o momento de adotar novos hábitos para preservar sua saúde ortopédica e garantir um futuro saudável.
Em caso de dúvidas, ou se tem alguma dor procure um ortopedista especialista e marque sua consulta.