Postura ideal e a prevenção de problemas ortopédicos

Mulher com dor por não manter a postura ideal para prevenção de problemas ortopédicos. Na foto a mulher branca de cabelos longos castanhos, está sentada em uma cadeira branca, com a mão direita na lombar e expressão de dor no rosto. Ela usa óculos de grau, blusa de manga comprida cinza e calça jeans branca. Sobre a mesa que está à frente dela tem um notebook aberto, uma xícara branca e algumas folhas de papel. Ao fundo tem uma janela.
Mulher com dores devido a má postura.

A postura ideal é importante na prevenção de problemas ortopédicos, inclusive para melhorar a qualidade de vida e evitar dor nas costas, lesões na coluna, diminuir gordura localizada e ainda aumentar a autoestima.

Além disso, a postura ideal evita problemas graves de saúde, como por exemplo hérnia de disco, escoliose e dificuldade respiratória.

Na maioria das vezes, uma postura ruim é decorrente de pequenos hábitos diários que muitas vezes não são valorizados devidamente. No entanto, por meio de dedicação e mudança de atitudes consistentes ao longo do tempo, é possível fazer uma grande diferença.

Confira algumas dicas para manter a postura ideal e prevenir problemas ortopédicos:

Homem com dor por não manter a postura ideal para prevenção de problemas ortopédicos. Na foto o homem negro, de barba, com camisa branca e um blazer cinza escuro, está sentado com a mão esquerda na lombar e em seu rosto tem expressão de dor. Na mesa em sua frente, tem um notebook, um copo de café, um papel e um vasinho de planta.
Dor por não manter a postura ideal para prevenção de problemas ortopédicos.

  • Se trabalhar sentado, evite ficar com o tronco inclinado para frente. Encoste totalmente as costas na cadeira e mantenha os dois pés apoiados no chão. Desta forma, a distribuição das pressões sobre os discos intervertebrais e os ligamentos, são corretas evitando o desgaste da coluna.
  • A hora de dormir também é importante e influencia na saúde ortopédica. A melhor maneira de proteger sua coluna é dormindo de lado e usando dois travesseiros (um baixo para apoiar a cabeça e outro entre as pernas para adequar a altura do quadril).
  • Apoie o peso do corpo nos dois pés, isso é fundamental para evitar a postura errada. Desta forma o peso do corpo fica distribuído igualmente e não há compensações com a coluna, por exemplo.
  • Evite carregar bolsas pesadas em um ombro. Isso pode levar a alterações na coluna, pois o peso da bolsa faz com que haja um desequilíbrio do corpo, empurrando o ombro e o quadril para baixo.
  • Pratique exercícios físicos, pois é fundamental para fortalecer os músculos das costas e do abdômen e, como consequência, manter a postura correta acaba sendo mais fácil.
  • Alongamentos do corpo também são essenciais para aumentar a amplitude de movimentos do corpo, relaxar os músculos e aliviar as tensões. Além disso, é importante, antes de começar alguma atividade física, fazer alongamentos, como forma de aquecimento do corpo.

Enfim, para todas as atividades que fizer ao longo do dia, preste atenção à sua postura. Seja no carro, no trabalho, na fila do banco e até ao dormir. Lembre-se sempre de tomar cuidado agora para prevenir algum problema sério no futuro.

Benefícios de manter a postura ideal

Mulher cuidando da postura para prevenção de problemas ortopédicos. Na foto a mulher branca, de cabelos loiros e presos está de costas, na imagem se vê da cintura para cima dela. Ela está com ambas as mãos tocando os ombros, como se fizesse um alongamento. Ela usa blusa de manga comprida listrada de preto e branco. Ao fundo da imagem tem um notebook sobre uma mesa.
Mulher cuidando da postura para prevenção de problemas ortopédicos.

A postura ideal traz benefícios para o corpo todo. Veja abaixo alguns deles:

  • Diminui ou elimina, dores nos joelhos, cintura, coluna e dores musculares;
  • Diminui problemas digestivos, pois o intestino fica descomprimido;
  • Melhora a aparência física, mais saudável, elegante e esbelto;
  • Melhora a saúde dos pulmões, pois recebem maior oxigenação;
  • Melhora a qualidade de vida.

Consequências da má postura

A má postura acarreta má consequências para a saúde, estando associada à falta de equilíbrio entre as estruturas e sustentação. A coluna vertebral, que desempenha um papel central nessa estrutura, funciona como o eixo do corpo humano. As consequências não são apenas estéticas, mas também podem causar problemas físicos que prejudicam a qualidade de vida.

Abaixo selecionamos algumas consequências causadas pela postura incorreta:

  • Dor de cabeça: a má postura não causa só dor nas costas, mas é uma das maiores causas de dor de cabeça. Por ficar com a cabeça baixa, a tensão é colocada nos músculos posteriores do pescoço, sobrecarregando os músculos e causando dor de cabeça.
  • Problemas de sono: se o sistema muscular não estiver alinhado da maneira correta, não conseguimos relaxar por completo.
  • Dores nos pés: o desalinhamento provocado pela má postura afeta também os pés. 
  • Fadiga: quando se tem uma má postura, o corpo precisa trabalhar mais para mantê-lo em pé, por isso pode acontecer de se sentir cansaço.
  • Outros problemas graves que podem surgir por conta da má postura são: DORT (doença relacionada ao trabalho), hérnia de disco, escoliose, lordose, cifose e outros desvios na coluna.

Agora que você está ciente dos danos que a má postura pode causar a saúde, é o momento de adotar novos hábitos para preservar sua saúde  ortopédica e garantir um futuro saudável.

Em caso de dúvidas, ou se tem alguma dor procure um ortopedista especialista e marque sua consulta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *